domingo, 17 de dezembro de 2017

Bolo de nada e de tudo

Bem isso mesmo. Uma receita que minha amiga Raquel me deu. Um bolo básico que pode ser usado para acrescentar sabores. Pode colocar banana, pode usar para fazer bolo invertido de banana e abacaxi, pode colocar chocolate, substituir o yogurte por suco de laranja,  enfim pode transformar no bolo que quiser. 
Eu fiz com fubá e substituí alguns ingredientes para adaptar a minha dieta.
Abaixo a receita que eu fiz para este bolo de fubá e depois a receita original para brincar a vontade. Fica um bolo leve e úmido, ideal para um café á tarde ou um lanchinho escondido na calada da noite.

Receita do bolo de fubá sem lactose e com açúcar reduzido

medidas = xícaras de chá e colheres de sopa
4 ovos
3/4 de xíc.de  óleo
1 xíc.  e l/4 de leite de castanha ou outro leite vegetal
1/2 xic.de açúcar
3 colheres de adoçante para forno e fogão
1 xic.farinha de trigo 
1 xic. de fubá
1 e 1/2  colher de fermento em pó.
Modo de fazer:
Peneirar juntos a farinha, o fubá e o fermento. Reservar.
No liquidificador juntar o açúcar, o óleo, os ovos e o leite em temperatura ambiente. Bater pelo menos por dois minutos ou até o açúcar desmanchar.
Despejar essa mistura sobre os ingredientes secos e misturar mexendo levemente. 
Despejar em forma de furo no centro (use forma de 22cm diâmetro e 9 de altura)  untada e polvilhada.  Para untar eu uso manteiga ghee por não ter lactose e polvilho com fubá para reduzir o máximo possível a farinha de trigo. Levar ao forno pré aquecido por mais ou menos uns 40 minutos. Testar espetando um palito. 

Bolo de nada
4 ovos
1 xic. de óleo
1 copo de iogurte natural 
1 xic. de açúcar
2 xic. de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó. 
Modo de fazer igual ao bolo acima.

12 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Um bolo muito versátil. Gostei da ideia. Beijo

Bella disse...

Um belo bolo! Eu costumo untar a forma com óleo de coco :) e polvilho com farinha de aveia.
Bjs

lenalima disse...

Parecidos com os meus , uma delícia!

Desejo de um Natal de muita paz e luz pra ti amiga! bjsssssssss

O meu pensamento viaja disse...

Joana, acabei de assar o "seu" bolinho que cheira maravilhosamente. Será degustadao ao jantar.
Para entrar no meu Pinterest aceda aqui :

https://www.pinterest.pt/ninacaldas/


Ou, procure o link na entrada do meu blog.
É viciante mesmo.

Tenha um feliz Natal.
Beijinhos

Os olhares da Gracinha! disse...

Gosto da receita!!!bj


Que a Estrela de Belém brilhe no seu coração
proporcionando momentos de Paz Interior
na quadra festiva que se aproxima!!!

Sandra disse...

um bolinho sabe sempre bem! Obrigada pela partilha. Beijinho e Feliz Natal.

Regina Saraiva disse...

Olá Joana,
Adorei, gosto de receitas assim práticas e versáteis.
Desejo um ano novo pleno de alegria, saúde e felicidade.
Beijo

Mia disse...

Ιt seems delicious! Happy New Year, my friend.

Estael disse...

Olá Joana!
Delícia de bolo, parece saído do forno agora.
Receita fácil, eu acho. Não sou muito boa em bolos, mas de vez em quando faço algum.
Bom começo de semana.
Bjus
Estael

A Casa Madeira disse...

Oi Joana, passando para ver
as novidades...
Boa continuação de semana.

Lia disse...

Fiquei feliz em encontrar a receita, Joana!! Agora, a netinha quer fazer bolos comigo...rsrs..
beijo-beijo

cocoya disse...

um bolinho sabe sempre bem! Obrigada pela partilha. Beijinho e Feliz Natal.
Genting Crown